Quando o assunto é ar condicionado, muitas pessoas têm dúvidas sobre os melhores aparelhos, as formas mais indicadas de instalação e também de manutenção.
Se você também tem dúvidas relacionadas ao ar condicionado, veja esse guia completo com todas as dicas mais importantes para a sua casa!
Dicas importantes para a instalação do seu ar condicionado
Além de escolher bem o modelo de ar condicionado, é muito importante que você tome alguns cuidados antes de proceder com a instalação do mesmo, pois eles irão garantir o pleno funcionamento do seu aparelho.
Em geral, os aparelhos mais usados são do tipo Split e multi-split, sendo que o Split possui uma parte no interior da casa (chamada de evaporadora, por onde sai o ar frio ou quente) e outra no exterior (chamada de condensadora, onde o ar é ‘tratado’). Nos modelos multi-split o funcionamento é semelhante, porém existem mais evaporadoras para apenas uma condensadora.
Em ambos, a instalação é parecida e requer cuidados prévios, como conhecer a estrutura necessária, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em qual divisão da casa ficará qual parte.
Sendo assim, é importante que você:
- Prepare a casa para a instalação:
Escolha o local mais adequado onde ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele deverá ficar ligado por tubos e fios até a outra parte que se localiza na parte externa.
Por isso, quanto mais próximos estiverem as unidades, menor será o seus gastos com tubagens e mão de obra, além de que, quanto mais próximas, em geral, menores são os custos de energia elétrica.
Para fazer a infraestrutura que une essas duas partes, você irá precisar de:
- tubagem com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado;
- tubos de PVC para a drenagem da água ligados à rede pluvial da casa;
- tubos em cobre ou alumínio (conhecida como tubagem frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher.
Para quem está a construir, o ideal é passar toda essa infraestrutura nas partes prontas, no momento em que o canalizador estiver a proceder com a instalação hidráulica.
Mas, se a sua casa já está pronta, talvez seja necessário que você quebre uma passagem para os tubos na parede, no contrapiso ou no forro de gesso.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
Deixe uma resposta