Se você está em busca do melhor modelo de ar condicionado para a sua morada ou empresa, pode também ter dúvidas na hora de proceder com a instalação e a manutenção desses sistemas.
Embora o mais indicado seja sempre contar com o auxílio de um técnico especializado, existem alguns modelos mais simples que podem ser instalados sozinhos. Pensando nisso, reunimos algumas informações valiosas para que você instale o seu ar condicionado sem problemas. Se você perdeu a primeira parte desse artigo, confira aqui as dicas que já demos.
Dicas importantes para a instalação do seu ar condicionado
- Calcule a capacidade adequada para a sua habitação
Calcular a capacidade correta é fundamental para escolher um aparelho que seja adequado a sua divisão. Para isso, você deverá saber a área do ambiente que será arrefecido e também se ele recebe sol pela manhã ou pela tarde. De posse dessas informações, você poderá saber qual a potência necessária do seu ar condicionado.
Esse valor é dado em BTU. Em geral, divisões menores – como os quartos- recebem aparelhos com menores capacidades. Existem muitas tabelas que relacionam a área e a quantidade de BTU.
Uma fórmula muito usada é:
- para cada m² da divisão a ser refrigerada, multiplica-se por 600 BTU
- para cada pessoa adicional, soma-se 600 BTU (sendo que a primeira pessoa não é contabilizada)
- para cada equipamento eletrônico disponível na divisão, soma-se 600 BTU.
Assim: em uma sala de 30 m² com três pessoas e dois computadores, temos: 30m² x 600 BTU + 1200 BTU (duas pessoas, uma vez que a primeira não conta) + 1200 BTU (dois computadores) = 20400 BTU.
- Determine o local mais adequado para a sua instalação
O local também é um fator determinante para que o seu aparelho funcione por longos períodos e de forma satisfatória. Uma dica geral é evitar instalar os splits e multi-splits em locais em que a tubagem de ar condicionado interfira nas instalações elétricas ou em tubagens de água e de esgoto.
Procure evitar, ainda, colocar a parte de saída de ar nas paredes que recebem luz solar de forma constante. A saída de ar merece atenção e não pode estar sobre televisores, aparelhos de som ou outros equipamentos elétricos, pois os mesmos podem ser danificados devido a saída de água da evaporadora.
É importante que você deixe a saída de ar livre, a pelo menos 15 cm do teto e ainda considere que ela precisa ficar fácil de acessar para a limpeza, troca de filtros e outras atividades de manutenção.
A condensadora sempre deverá ser instalada na parte externa, nomeadamente em locais arejados e que não recebam raios solares diretos, pois isso irá aumentar a vida útil do seu aparelho.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
Instalação de Ar Condicionado | TKA from TKAr Condicionado on Vimeo.
Deixe uma resposta