Na hora de escolher pelo ar condicionado ideal, muitas pessoas ainda têm dúvidas entre optar pelo sistema inverter ou o convencional.
Embora os preços de custo dos aparelhos possam ser bastante diferentes, a longo prazo alguns podem oferecer mais vantagens e economias do que outros. Por isso, é importante saber quando cada um é indicado e as formas de funcionamento.
Se está em busca do seu ar condicionado ideal, veja essas dicas essenciais que trouxemos sobre o modo de funcionamento de cada um desses sistemas e escolha o mais indicado para si.
Ar Condicionado Inverter
É importante explicar que o inverter não é um tipo de ar condicionado, mas, sim, um modo de funcionamento que pode estar presente em todos os tipos de aparelhos. Ou seja, aparelhos do mesmo tipo, como por exemplo os Split, a depender da marca, podem ou não possuir a tecnologia inverter.
Sendo que, os aparelhos inverter são sempre mais caros do que os convencionais. Contudo, a longo prazo, os inverter geram uma economia muito maior, sendo, por isso, mais indicados para quem visa poupar energia.
Por isso, antes de comprar o seu aparelho de ar condicionado é importante que você analise o custo do aparelho em si e também os demais envolvidos durante a sua vida útil. Além disso, fique atento a quesitos como funcionalidade, potência, e o consumo de energia, pois, aparelhos mais eficientes lhe ajudam a poupar dinheiro ao longo dos anos.
Outra vantagem dos aparelhos inverter é que eles são mais silenciosos que os convencionais, porque possuem velocidade fixa. Ou seja, ele possui apenas um motor compressor que é ligado ou desligado.
Ele funciona a semelhança dos aquecedores de ar, que desligam quando a temperatura desejada é atingida e ligam novamente quando ela cai para um nível definido.
Mas, afinal, o que é o ar condicionado inverter?
No começo, pode parecer complicado, com muitos termos para entender, não é mesmo? Mas, podemos dizer, que a tecnologia inverter é aquela que se utiliza de um inversor de motor do compressor variável, a semelhança de um carro.
Dessa forma, ele apenas acelera ou desacelera conforme necessário para manter a temperatura escolhida. Ele não desliga nunca, e fica operando sempre em baixa potência, o que evita picos de energia.
Tal qual acontece nos automóveis, nos quais, ao se manter uma velocidade constante, sem grandes variações, o consumo de gasolina é menor do que em locais que necessitam de muitas freadas e acelerações, o inverter é capaz de trabalhar com potencias constantes e evitar o excesso de consumo de energia.
Ao ligar o ar condicionado inverter, o compressor funciona a uma alta velocidade a fim de arrefecer ou aquecer a divisão de maneira mais rápida. À medida que a temperatura ambiente se aproxima da temperatura desejada pelo usuário, o compressor passa a funcionar de maneira mais lenta e a trabalhar de modo a manter uma temperatura constante.
Se houver uma flutuação brusca na temperatura da divisão, o aparelho consegue detectar e, automaticamente, a velocidade passa a ser ajustada para trazer a temperatura de volta a que foi definida.
Apesar das nossas dicas, é importante que você sempre contate um técnico especializado antes de realizar a compra de qualquer aparelho de ar condicionado, assim terá informações mais precisas sobre as condições da sua habitação e as suas necessidades.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
Deixe uma resposta