O ar condicionado é um aparelho indispensável na maioria das habitações, seja para o arrefecimento ou o aquecimento. Porém, é sabido que ele é um dos aparelhos que mais gastam energia ao longo do mês.
Contudo, você sabia que existem alguns pontos que você pode considerar e tirar maior proveito do seu aparelho, de modo a poupar energia e manter o funcionamento adequado?
Veja essas dicas que separamos em relação a escolha e a utilização dos modelos:
Durante a instalação
Antes de tudo, se pretende poupar energia, opte por um modelo inverter, que, embora mais caro que os convencionais, é mais eficiente e ajuda a poupar a longo prazo.
Na hora de instalar seu aparelho, é necessário tomar alguns cuidados para que o mesmo venha a funcionar de maneira adequada e de forma eficiente.
- antes de proceder com a instalação, verifique o espaço disponível para as unidades interior e exterior e a distância entre as mesmas. Quanto mais curta esta for, mais eficaz será o funcionamento.
- preste atenção as fontes de calor presentes no local escolhido para a instalação, a presença de janelas muito próximas, lâmpadas nas paredes, sol constante, presença de lareira e outros equipamentos eletrônicos que forneçam calor devem ser considerados. A existência de muitas fontes de calor podem danificar o seu sistema de ar condicionado, fazendo-o trabalhar mais do que o necessário.
- se o aparelho tiver uma unidade exterior, esta deve estar em um local abrigado da luz solar direta. Também é importante que a unidade exterior não esteja muito distante da unidade interior, pois, quanto maior for essa distância, maior será o consumo de energia.
- escolha uma instalação de ar condicionado com a potência indicada para a sua habitação . Se está em dúvida entre dois aparelhos com a mesma potência, compare o índice de eficiência energética, quanto mais elevado for, melhor o aparelho, pois irá consumir menor energia.
- limpe os filtros de instalação do ar condicionado a cada duas semanas, pois sujidades acumuladas podem comprometer o desempenho do aparelho na temperatura. Quando possível, peça a um profissional que verifique, ao menos uma vez por ano, o líquido do tubo de refrigeração.
- prefira aparelhos que funcionam com o gás refrigerante R410A, pois são mais eficientes no consumo de energia.
escolha uma instalação de ar condicionado com a potência indicada para a sua habitação . Se está em dúvida entre dois aparelhos com a mesma potência, compare o índice de eficiência energética, quanto mais elevado for, melhor o aparelho, pois irá consumir menor energia.
limpe os filtros de instalação do ar condicionado a cada duas semanas, pois sujidades acumuladas podem comprometer o desempenho do aparelho na temperatura. Quando possível, peça a um profissional que verifique, ao menos uma vez por ano, o líquido do tubo de refrigeração.
prefira aparelhos que funcionam com o gás refrigerante R410A, pois são mais eficientes no consumo de energia.
Esperamos que tenham gostado, continua no próximo artigo
Rua Andrade Nº48 5º Andar, 1170-016 Lisboa
912464459
[email protected]
Deixe uma resposta